
A 51ª edição da Exposul, tradicional feira agropecuária de Rondonópolis, contará com três noites de entrada gratuita ao público, marcando um feito inédito no evento. A novidade foi confirmada nesta quarta-feira (30), durante pronunciamento do vereador Paulo Schuh na tribuna da Câmara Municipal. A feira ocorre entre os dias 4 e 9 de agosto, no parque de exposições da cidade.
A gratuidade parcial foi viabilizada após um reajuste no convênio firmado entre a Prefeitura de Rondonópolis e o Sindicato Rural, que passou de 900 mil reais em 2024 para 1 milhão de reais em 2025 — um aumento de 11%. Com esse acréscimo, foi possível incluir mais um dia de acesso livre em comparação com anos anteriores, totalizando três noites sem cobrança de ingresso.
Negociação
Em entrevista, o prefeito Cláudio Ferreira informou que o Sindicato havia solicitado um reajuste de 50% no valor do convênio. No entanto, o Executivo alegou impossibilidade de atender ao pedido integral, uma vez que o orçamento em vigor foi elaborado pela gestão anterior. Após análise técnica, optou-se por um reajuste de aproximadamente 10%, condicionado à ampliação de um dia gratuito — proposta aceita pelas partes.
O prefeito também mencionou que a medida favorece a democratização do acesso à feira, especialmente entre a população de menor renda. “A Exposul foi muito importante para expor as empresas e os serviços que nosso setor produtivo faz na região. É um evento muito relevante para o setor produtivo em geral e para a cidade. Essa gestão está aqui para ser parceira, atendendo a todos, seja os moradores dos bairros, lideranças religiosas, empresários. Estamos governando para todos”, afirmou.
A primeira noite gratuita será na abertura da feira, em 4 de agosto, com o show católico de Ramom & Rafael. A segunda, no dia 5, contará com a apresentação gospel de Israel Salazar. Já a terceira noite de entrada livre está marcada para 6 de agosto, data de início do rodeio profissional.